sexta-feira, 29 de abril de 2011

Como alcançar a fidelidade na comunicação


Hoje a Janela se abre para falarmos de fidelidade. Na vida pessoal, a fidelidade é considerada essencial para muitos e dispensável para outros tantos. São comuns argumentos de ambas as tendências, com as abaixo:
_ Sem fidelidade não há amor.
_ Amor não tem nada a ver com fidelidade; sim com liberdade.

Mas, por que estamos falando de fidelidade nos relacionamentos? O que isso tem a ver com Comunicação? Tudo. Em sua Retórica, Aristóteles diz que três ingredientes são indispensáveis para a comunicação acontecer:

  • quem fala
  • o discurso 
  • a audiência.
 Quando nos comunicamos, temos o desejo que nossa mensagem seja entendida e interpretada plenamente, não é? Então, se você quer ser uma fonte de alta fidelidade, tem que se expressar perfeitamente - ou o mais perto da perfeição - para que o seu público (audiência/receptor) possa traduzir a mensagem com clareza. Quanto mais fiel a sua mensagem, menos ruído terá a sua comunicação.

Você pode até não saber quais os fatores que determinam a fidelidade em um relacionamento amoroso. Talvez nem se interesse em identificá-los. Mas, se deseja ser uma boa fonte de comunicação ( e/ou uma boa fonte de informação junto a jornalistas), tem que identificar fatores que podem contribuir para a aumentar a fidelidade da sua mensagem.

O primeiro fator é a habilidade de comunicação Este influencia a nossa capacidade de definir os objetivos da nossa mensagem e a capacidade de exprimir com eficiência e eficácia o que pretendemos.

Se a mensagem for escrita, temos que escolher o vocabulário adequado ao nosso público. Além disso, temos que dispor as palavras em uma ordem que dê clareza à mensagem. O ideal é evitar longos períodos entrecortados por vírgulas. Use a ordem direta e período curtos. Textos entre vírgulas pode dificultar o entendimento.

Se prefere falar, também tem que tomar cuidados.Não basta saber o que quer dizer e quais  palavras usar. Tem que pronunciar bem as palavras e gesticular sem exageros. A concentração no que fala é importante para aumentar a sua capacidade de interpretar as mensagens enviadas por quem está lhe ouvindo e de desenvolver raciocínio rápido para alterar a sua mensagem durante o discurso, caso seja necessário. Senão, a cada intervenção você poderá enfrentar o clássico  " o que eu estava falando mesmo?".

A atitude é outro fator para alcançar a fidelidade na comunicação. Mas, que atitude? A atitude de acreditar em si, de confiar na sua capacidade de comunicar e de persuadir. A autoconfiança garante grande parte da fidelidade da comunicação. Mas, também é importante que você tenha atitude com o tema que abordará no discurso, na sua mensagem. Não dizem que para ser um bom vendedor o primeiro passo é acreditar no valor do produto? No processo de comunicação é a mesma coisa.

E mais: se você tem boa atitude com o seu público e faz com que ele perceba que você está interessado nos problemas ali apresentados, poderá ter como bônus a simpatia. Ou seja, o público poderá se tornar menos crítico e mais propenso a aceitar o que você diz.

Mais um fator importante: o conhecimento que você tem sobre o assunto que aborda. Isso tem grande influência. Mas, é importante o equilíbrio. Nem muito, nem pouco. Se o seu nível de conhecimento é baixo, terá dificuldades em transmitir a mensagem e falará de forma superficial. Se for muito alto, corre o risco de gerar ruídos se não escolher as palavras adequadas. Neste caso, se gostar e falar palavras difíceis da sua especialidade profissional, lembre-se de, logo em seguida, traduzir em miúdos o que disse.

Por fim, para ter ainda mais chance de uma comunicação fiel, procure conhecer o contexto cultural e social do seu público. Assim evitará gafes e ruídos estrondosos.Lembre-se: para cada público há um tipo de comunicação e um canal específico. Conhecendo esse contexto você saberá exatamente quais palavras usar para expressar a mensagem que conhece e que acredita.

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