quinta-feira, 31 de março de 2011

A negligência com a comunicação pode render prejuízos


Será que você transmite bem a identidade profissional que considera ter? Será que tem tomado todos os cuidados necessários para que, através da sua forma de se comunicar, o seu público alvo consiga ter uma boa imagem do profissional que você é ou da empresa (mesmo que micro) que comanda?

Em grande parte das micros e pequenas empresas podemos perceber a negligência com a arte de se comunicar. A impressão que passa é que não há o objetivo de fortalecer a imagem que clientes atuais tenham ou futuros venham a ter. Aliás, a impressão é de negligência geral, do tipo "´tou aqui, quem quiser que me compre".


Além da importância de ter uma boa marca, associada ou não a um slogan, é fundamental que sua equipe seja treinada para se comunicar com o cliente. Que você esteja preparado para se comunicar com seus clientes. Isso vai desde a forma de atender a uma chamada telefônica, até a aparência de documentos que envie para clientes e/ou parceiros, sejam estes impressos ou eletrônicos.

Vamos à experiência radical uma amiga minha, tão observadora e exigente quanto eu, que deixou de fazer um tratamento odontológico em uma determinada clínica em Salvador por causa da forma que a sua ficha, como paciente e que seria encaminhada para a perícia, foi preenchida. Veja seu relato:


" Apesar da demora de mais de 1 hora para o atendimento, como a recepcionista foi muito atenciosa, tudo estava bem. Fui levada depois ao gabinete do dentista, que não me passou segurança na avaliação dos meus dentes. Ele ia olhando e dizendo pra assistente: " tratamento tal no dente tal". Terminada a análise, o dentista, muito jovem, disse que depois que a perícia aprovasse eu deveria voltar para o tratamento. A assistente me chamou para a recepção, onde terminaria o preenchimento da ficha de avaliação. Estranhei, porque considero que quem tem que preencher é o dentista. Mas este foi embora logo em seguida. A assistente pega um corretor, aquele branquinho, e cobre toda uma linha. Procura outro código, escreve, confere e depois passa corretivo nesse também. E depois em mais outro código. Aí pede pra recepcionista passar a limpo, o que não era possível, porque o dentista já tinha carimbado e assinado (antes do preenchimento). Depois de corretivo aqui e outro ali, me entregaram o formulário que deveria levar para a perícia na empresa. Olhei e perguntei se não tinha problema por estar rasurado. " Não, eles ( a empresa onde minha amiga trabalha) não ligam pra isso não", argumentou a assistente, que recebeu uma ligação no celular e saiu do consultório para atender. Quando conferi a ficha, além de toda borrada e rasurada, não tinha a marcação dos meus dentes. Sabe aquela fileirinha que os dentistas marcam quando fazem uma avaliação? Pois é, não estava preenchida. Decidi que não faria o tratamento com eles. A negligência na comunicação com seus parceiros relacionada ao seu paciente - no caso, eu - me fez desacreditar da competência da clínica."

Os sócios da clínica não se tocaram que um simples formulário, se borrado e incompleto, pode comprometer a sua imagem junto ao seu público alvo. Passa, de fato, negligência e despreparo. Talvez nem mesmo saibam qual é a sua identidade. Aliás, você sabe a diferença entre identidade e imagem? Falaremos sobre isso em outro post.

Como você vê, uma clínica odontológica perdeu um paciente por causa do preenchimento da ficha de avaliação. Exagero da paciente? Não. Negligência da equipe e dos sócios. Formulário é comunicação. Correspondências de todos os tipos é comunicação.

Fique, portanto, atento. Seja você profissional liberal, autônomo ou sócio de um empresa, escolha bem como quer o seu cartão de visita. Esse papelzinho, que tem formato médio de 5 x 9 cm, e a sua apresentação pessoal são as suas primeiras comunicações com o seu cliente. A aparência das suas correspondências, seus formulário e suas peças de divulgação, assim como do seu ambiente de trabalho e a apresentação do seu trabalho, são as referências comunicadas de forma silenciosa ao cliente. E elas podem fortalecer ou macular a sua imagem.

Que tal fazer uma revisão de como você vem se comunicando com sua clientela? Melhor cedo que tarde.

2 comentários:

  1. Vanda,

    Bom dia!! tudo bom?
    Adorei o texto. o que mais me impressiona é que a maior parte dos empresários, empreendedores, profissionais liberais, sabem que é importante comunicar, porém querem comunicar da forma mais em conta possivél, e principalmente, com um profissional que faça aquilo que ele chegou para pedir. É apenas para ser um reprodutor de sua ideia.
    A luta continua, e acredito que os bons profissionais já estão conseguindo seu espaço, mesmo que ainda em níveis acanhados.

    abraço!! saudade

    Léo

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Vanda Amorim!
    Acho que somos "parentes" Sou descendente dos Amorim de Palmeiras dos Índios/AL, e estive aí em Salvador em 1982/1983. Achei realemte a Cidade "Além de Linda", muito suja, mal cuidada e de ruas muito estreitas. Amiga, meu msn é: amorimpai@hotmail.com e o meu Orkut é: erly.rocha@orolix.com.br. seus cometários são interessantes e super didáticos e bastante inteligentes! Parabéns amiga e sucessos. Erly Amorim...

    ResponderExcluir