terça-feira, 22 de março de 2011

Quem dirige sua empresa?


Você sabe como é o nome do dono da empresa onde trabalha? E do presidente ou diretor? Pergunto se você sabe quem é o " chefe". Não sabe? Nunca lhe disseram? Então a empresa que você trabalha não valoriza a comunicação interna.

Situações como a sua, que trabalha em uma empresa assim, tem sido muito comum em órgãos públicos, onde há um turn over (rotatividade de pessoal) muito alto por conta dos interesses políticos e dos QIs (Quem Indica).


Vamos a um exemplo que provavelmente se repete diariamente em órgãos e empresas públicas.

Ao chegarem a uma secretaria de Estado, no Centro Administrativo da Bahia, onde acompanhariam uma audiência de um parlamentar, assessores deste encontraram, ao sair do elevador, um amplo espaço provavelmente destinado a uma recepção. Três secretarias funcionam no andar e são indicadas por uma placa de sinalização - que não sinaliza a localização de cada uma.

Após terem entrado equivocadamente em uma delas, são encaminhados para a secretaria correta. Na recepção estão dois estagiários de nível médio, provavelmente do programa Menor Aprendiz, uma vez que estavam com fardas específicas. A garota, sentada, olhava algo no computador e assim continuou. O garoto, sentado ao seu lado, levantou-se para receber os visitantes, que perguntaram pelo secretário:

- Queremos saber se o deputado ... está com fulano ( o secretário)
_ Quem? Você sabe qual o setor dele - respondeu o garoto, para surpresa de todos.
_ Fulano... o secretário - explicou um dos assessores.

O garoto entrou em outra sala para buscar informações e depois nos encaminhou para o gabinete do secretário.

A falta de comunicação é visível neste caso. Mesmo que seja levado em consideração que os estágios neste semestre tenham começado recentemente, cabe ao RH ou à Assessoria de Comunicação, ou ainda aos supervisores dos estágios, apresentarem a empresa (a secretaria), seus dirigentes e suas atribuições aos seus colaboradores.

Esta apresentação pode ser a mesma a ser utilizada com o público externo, produzida através de um vídeo, de um folder ou outro recurso que associe textos e imagens. Não há verba? Uma apresentação em power point ou um filme editado no Windows Video Maker ou programa similar resolve o problema com.

Essa medida possibilitará que o colaborador aprenda sobre a empresa onde estagia ou trabalha e reproduza seus novos conhecimentos em sua escola, em seu lar, em sua comunidade.

3 comentários:

  1. Vanda, gostei muito do artigo – Quem dirige sua empresa?
    Realmente, as empresas não estão investindo e valorizando a comunicação interna, principalmente em órgãos públicos. Perdem muito com isso, uma vez que a comunicação interna é de fundamental importância para o bom funcionamento de uma empresa.
    Mas o que percebemos também é a falta de envolvimento e participação das pessoas – funcionários, estagiários – no caso dos estagiários principalmente, a falta de interesse é visivelmente percebida. O exemplo citado no artigo deixa isso muito claro. Se “a garota, sentada, olhava algo no computador e assim continuou”, e o colega que levantou para atender os visitantes não sabia nem o nome do Secretário, o que estavam fazendo? Redes Sociais - MSN, Facebook, Orkut, Myspace, Twitter ...? Poderiam aproveitar essa oportunidade de acesso ao computador para fazer pesquisas, no mínimo acessar o site da Secretaria que estagiam para saber realmente onde trabalham e quem dirige sua empresa (secretaria).
    Infelizmente, esse não é um caso isolado. Continue publicando artigos com temas importantes como esse, assim poderá conscientizar muitas pessoas – empregados e empregadores.
    Luciene Felício

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, Luciene. O desinteresse é geral, mas defendo que por isso mesmo as empresas tem que investir na comunicação interna. Se não há o interesse inicial, vamos estimular.

    ResponderExcluir
  3. Olá Vanda, gostei do Janelas... Os assuntos abordados são interessantes, em especial aos ligados à nossa área. Reciclar, relembrar... é preciso. Concordo plenamente com esse artigo da empresa. Há muita gente "voando" no loal de trabalho, exatamente por falta dessa comunicação.Como atender bem ao cliente, ao cidadão dessa maneira?. Por isso somos muito criticados em relação à prestação de serviços.Sucesso. Abç
    Isabel Santos

    ResponderExcluir