sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Siglas de estados são com letras maiúsculas
Muita gente pergunta se sou baiana ou pernambucana, principalmente ao saberem que minha carteira de identidade foi emitida pela Secretaria de Segurança Pública de Pernambuco e que cursei Jornalismo na Universidade Católica daquele estado. Sou baiana de Paulo Afonso, mas com um pé em Pernambuco - por minha mãe, Nicinha, ser de lá - e outro em Alagoas - por causa de meu pai, Nilton, alagoano brabo.
Quando eu morava em Recife (fiquei por lá seis anos), sempre que as pessoas sabiam que eu era baiana, diziam: " adoro a Bahia, as praias, o elevador Lacerda..." Percebia que elas ficavam um pouco desapontadas quando eu interrompia a divagação e dizia que eu era de Paulo Afonso. " Ah, mas você disse que era da Bahia". E eu repetia que era, mas não de Salvador. Aí era onde estava o "x" da questão. As pessoas achavam - e muitas ainda falam assim no Brasil inteiro - que a Bahia se resumia a Salvador.
quinta-feira, 1 de março de 2012
Quanto você merece ganhar?
| Se o sol brilha mesmo em dia de neve, podemos vencer, se quisermos |
Quando
trabalhava na Tribuna da Bahia, na Editoria de Domingo, durante uma
reunião da equipe o editor, Grant Mariano (por onde ele anda não sei),
ao dar um puxão de orelha nas repórteres, principalmente nas mais novas,
provocou: " Vocês vão querer viver a vida inteira na casa dos seus pais
ou vocês querem ter seu apartamento, seu carro, sua vida independente? A
decisão é de vocês. Se quiserem mudar, tem que ter atitude". Lembro que
algumas choraram.
Marcadores:
Remuneração
Local:
Salvador - BA, Brasil
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
Planejamento Estratégico de Comunicação Organizacional
Gestores, empreendedores, políticos e profissionais liberais da região do Médio Rio de Contas, na Bahia, que tenham interesse em aprender um pouco sobre Planejamento Estratégico de Comunicação Organizacional, agora terão uma excelente oportunidade. A Solaire Comunicação e Marketing, com o objetivo de orientar no desenvolvimento estratégico e tático de Comunicação com foco na responsabilidade empresarial e comunicação integrada, está organizando uma turma para uma oficina sobre esse tema.
Marcadores:
planejamento estratégico
Local:
Salvador - BA, Brasil
domingo, 24 de julho de 2011
Organizações investem em comunicação corporativa como ativo
Peço desculpas pela ausência. Mas reabro agora as janelas para a comunicação, brindando vocês com um bate-papo com a Relações Públicas JOCÉLIA MAINARDI.
A comunicação corporativa tem sido considerada essencial para que uma organização se fortaleça junto aos seus públicos. Mas, para que ela seja eficaz, é essencial o planejamento prévio da comunicação, com um raio-X da organização.
A Relações Públicas e consultora Jocélia Mainardi, especialista em Teorias e Estratégias de Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria/RS e Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem levado a sua experiência em cursos oferecidos pela Aberje, a exemplo de “Como fazer um planejamento de comunicação eficaz”.
Marcadores:
Comunicação corporativa
Local:
Salvador
sexta-feira, 29 de abril de 2011
Como alcançar a fidelidade na comunicação
Hoje a Janela se abre para falarmos de fidelidade. Na vida pessoal, a fidelidade é considerada essencial para muitos e dispensável para outros tantos. São comuns argumentos de ambas as tendências, com as abaixo:
_ Sem fidelidade não há amor.
_ Amor não tem nada a ver com fidelidade; sim com liberdade.
Mas, por que estamos falando de fidelidade nos relacionamentos? O que isso tem a ver com Comunicação? Tudo. Em sua Retórica, Aristóteles diz que três ingredientes são indispensáveis para a comunicação acontecer:
quinta-feira, 31 de março de 2011
A negligência com a comunicação pode render prejuízos
Será que você transmite bem a identidade profissional que considera ter? Será que tem tomado todos os cuidados necessários para que, através da sua forma de se comunicar, o seu público alvo consiga ter uma boa imagem do profissional que você é ou da empresa (mesmo que micro) que comanda?
Em grande parte das micros e pequenas empresas podemos perceber a negligência com a arte de se comunicar. A impressão que passa é que não há o objetivo de fortalecer a imagem que clientes atuais tenham ou futuros venham a ter. Aliás, a impressão é de negligência geral, do tipo "´tou aqui, quem quiser que me compre".
terça-feira, 22 de março de 2011
Quem dirige sua empresa?
Você sabe como é o nome do dono da empresa onde trabalha? E do presidente ou diretor? Pergunto se você sabe quem é o " chefe". Não sabe? Nunca lhe disseram? Então a empresa que você trabalha não valoriza a comunicação interna.
Situações como a sua, que trabalha em uma empresa assim, tem sido muito comum em órgãos públicos, onde há um turn over (rotatividade de pessoal) muito alto por conta dos interesses políticos e dos QIs (Quem Indica).
Assinar:
Postagens (Atom)


